drosófila - significado y definición. Qué es drosófila
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es drosófila - definición

GÉNERO DE INSETOS
Drosófila; Drosófilas

Drosófila         
sf (droso+filo3) Entom Gênero (Drosophila) de pequenas moscas de olhos vermelhos, tipo da família dos Drosofilídeos, amplamente empregadas em estudos de Genética
Drosophila melanogaster é uma espécie facilmente criada em laboratórios, dela se obtendo gerações sucessivas de 10 em 10 ou de 14 em 14 dias; é uma mosquinha que possui cromossomos grandes e pouco numerosos, caráter que muito facilita as pesquisas aludidas.
Drosophila         
Drosophila (adaptação moderna das palavras gregas δρόσος, transl. drósos, 'orvalho', e φίλος, transl.
drosofilo      
s.m. (-1899 cf. CF 1 ) -angios
1 design. comum às plantas do gên. Drosophyllum , da fam. das droseráceas, que compreende apenas uma espécie
1.1 erva calcífuga ( Drosophyllum lusitanicum ), algo lenhosa, nativa de Portugal, Sul da Espanha e Marrocos, us. contra a conjuntivite
-etim lat.cien. gên. Drosophyllum (1806); ver dros(o)- e 1 -filo ;f.hist. 1899 drosophyllo

Wikipedia

Drosophila

Drosophila (adaptação moderna das palavras gregas δρόσος, transl. drósos, 'orvalho', e φίλος, transl. phílos, 'amor', 'afinidade', com a desinência feminina latina -a) é um género formado por um grande número de espécies de pequenas moscas pertencentes à família Drosophilidae. Elas são também chamadas de moscas-das-frutas e, menos frequentemente, de moscas-do-vinagre, uma referência à característica de muitas espécies de permanecer em torno de frutas maduras ou podres.

As drosófilas (não confundir com as moscas-das-frutas da família Tephritidae, que causam prejuízo aos fruticultores) alimentam-se de leveduras em frutos já caídos, em início de decomposição, e, portanto, não causam prejuízo. Algumas espécies se alimentam em outros substratos, como cactáceas (também em início de decomposição) e guano de morcego, entre outros.

Dentre todas as espécies do gênero, a mais conhecida é a Drosophila melanogaster. Esta espécie tem sido amplamente utilizada em pesquisas em genética e é um organismo-modelo comum na biologia do desenvolvimento.

Na literatura biológica moderna, os termos "mosca-da-fruta" e "Drosophila" são frequentemente usados como um sinônimo para D. melanogaster. Todo o gênero, no entanto, contém mais de 1.500 espécies e é muito diversificado em aparência, comportamento e habitat de reprodução.